domingo, 5 de agosto de 2012

Grupo de Estudos sobre Assistência Estudantil na UFS


Junte-se a nós!
É toda quinta-feira de agosto, às 18h, na sala do Conselho de Residentes (situada dentro do prédio do DCE).



CONSELHO DE RESIDENTES
CONSELHO DE BOLSISTAS-TRABALHO
COMANDO DE MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL

GRUPO DE ESTUDO: “A Assistência Estudantil construída pelos “assistidos”da Universidade federal de Sergipe” ¹

¹- assistidos: remete- se aos bolsistas trabalho; residentes e demais estudantes que de forma direta e indiretamente vivenciam os impactos da política da assistência estudantil da UFS.

ESQUEMA:
Este grupo de estudo visa abordar a relação ACESSO e PERMANÊNCIA na Universidade Pública, a partir do embate no cumprimento das políticas de Assistência Estudantil.

OBJETIVOS:
Geral: Possibilitar o mínimo de conhecimento sobre Universidade e Mundo do trabalho, uma vez que não há como entender a nossa realidade (do estudante) sem compreender um pouco desses temas centrais;

Específicos: A partir da análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil/ PNAES, confrontada com a política de Assistência Estudantil da UFS, sobretudo com a nova proposta de (re) estruturação da mesma fomentada pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis/ PROEST, elaborar uma Contra- proposta de minuta dessa reestruturação, de acordo com a nossa realidade;
PROGRAMA:
I-UNIDADE: A realidade da Universidade e do trabalho no Brasil.

Bibliografia:
  1.     Roberto Leher_ “Educação Superior Minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente” (artigo)
  2.            Roberto Leher_ “Contra- Reforma Universitária” (artigo)
  3.            Sergio Lessa e Ivo Tonet_ “A relação do homem com a natureza: o trabalho” e “O trabalho e a sociedade” (livro: introdução à filosofia de Marx)
  4.            Ricardo Antunes_ “As metamorfoses no mundo do trabalho” (livro: adeus ao trabalho?)
   
II-UNIDADE: Assistência Estudantil

Bibliografia:
  1.         Brasil, 2007. “Programa Nacional de Assistência Estudantil- PNAES”, Instituído pela Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro de 2007, do Ministério da Educação, Brasília, DF. 2007.
  2.    _. Resolução Nº _/2012/CONSU (PROEST): A política de Assistência Estudantil da Universidade federal de Sergipe.
  3.           “Políticas de Assistência Estudantil: concepções e praticas de Ações Afirmativas e políticas inclusivas na UFS” (escrita pela PROEST e CODAE) in: Ações Afirmativas e políticas inclusivas no Ensino Público Superior: a experiência da Universidade federal de Sergipe/org. Frank Marcon e Josué Modesto dos Passos Subrinho – SC; editora UFS, 2010.
METODOLOGIA:
  •          Reuniões todas as quinta-feiras do mês de Agosto com leitura e debate.
  •          Elaborar uma contra-proposta de resolução de assistência estudantil da UFS;
  •          Realizar vivência em algumas residências universitárias;
  •          Realizar um Seminário para apresentação da nossa contra-proposta;
  •          Encaminhar a PROEST/CODAE a contra proposta de resolução;

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
DATA
1º Espaço de Formação, com o debate de Mundo do Trabalho e Universidade.
16 de Agosto
2º Espaço de Formação, com o debate de Assistência Estudantil.
23 de Agosto
Discussão da proposta de resolução de assistência estudantil da UFS, criada pela PROEST.
30 de Agosto
Vivência de formação e sistematização da contra proposta de resolução.
01 de Setembro
I Seminário de Assistência Estudantil
2ª semana de Setembro

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