sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Mercadante não quer falar com os estudantes. Reunião com o CNGE foi desmarcada!

                                                                                                                                                           
Os estudantes em greve de todo o país amanheceram o dia na expectativa das informações sobre a reunião com o Ministério da Educação, marcada após o ato do dia 3 de Julho para a manhã do dia 5. A realização dessa reunião é uma reivindicação dos estudantes, mas também dos servidores e dos professores, que, até agora, não tiveram respostas do governo.

Ontem ao final do dia, o governo respondeu aos estudantes da mesma forma que vem tratando as demais categorias grevistas: a reunião foi desmarcada, sem qualquer justificativa. Na mídia, vimos a resposta do governo, as declarações do Ministro Mantega e Mercadante é de que o governo não pode se comprometer com as mudanças de prioridade que a sociedade pede, como o investimento imediato de 10% do PIB para a Educacao pública, pois “quebraria o Estado”. Interessante que essas declarações foram dadas diretamente de uma reunião do Mantega com os Lideres dos Empresários. Mais uma vez, fica clara a prioridade do governo.

Depois dos diversos 3-J em todo o país, a greve continua forte! Tanto a mobilização dos estudantes, quanto a dos servidores e dos professores tem força para manter e intensificar a greve. Vamos nos unir ainda mais às reivindicações das demais categorias, pressionar as reitorias, realizar atos e enfrentamentos diretos e seguir exigindo que a presidente Dilma negocie com as categorias em greve. Durante a semana que vem, o Comando de Greve dos servidores está chamando ações radicalizadas, que devemos nos somar e construir também as nossas: fechamento de BRs, atos em obras da copa, ocupações de reitorias e orgãos públicos, etc. No dia 9, os Servidores Públicos Federais farão o dia de radicalização nacional. 

Se o Ministro Mercadante não quer falar com o Comando Nacional de Greve dos Estudantes, cada estuante vai falar diretamente com o seu gabinete. Está lançado o SAE Mercadante (Serviço de Atendimento ao Estudante). Para falar dos problemas da sua universidade, apresentar as reivindicações dos estudantes e cobrar a negociação imediata com o CNGE, ligue para (61) 20227857 ou (61) 20227840 e mande um email para gabinetedoministro@mec.gov.br

Conforme já publicizamos em outros informativos, teremos uma reunião ampliada do CNGE nesta sexta-feira, dia 06, para fecharmos as pautas nacionais dos estudantes, de acordo com os possíveis acréscimos trazidos pelas assembleias locais. Para potencializarmos o debate, faremos uma Mesa sobre “projeto de Educação” na UnB, durante a manhã do mesmo dia. A ideia é que a mesa seja composta por representantes das categorias grevistas da Educação e que esse debate seja feito também nas outras Universidades durante a próxima semana.


Marcha em Brasília: dia 18 de julho haverá uma Marcha unificada em Brasília, seguida de uma Plenária dos Servidores Públicos Federais no dia 20. É muito importante que nos incorporemos a este ato, para isso, devemos começar a organizar caravanas dos locais para que esta Marcha seja mais um marco deste momento histórico de greve nacional da Educação!


   *Por CNGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário